terça-feira, 21 de junho de 2011

Mais receitas e um toque novo no Pitada de Gulodice!

Saudações pessoal!

Os meus dias têm sido totalmente preenchidos com trabalho, daí o blog ter sido relegado para segundo plano, mas só por uns momentos!

As receitas vão continuar a chegar e decidi fazer uma contagem calórica de cada receita. Já é uma coisa que faço para mim e vou passar a fazê-lo para o blogue para dar a conhecer receitas leves e saborosas.

Esta receita já a fiz desde a semana passada e devo dizer que fui ao céu e voltei...para a fazer outra vez ao jantar. Completamente over the top!!!

Pataniscas de cenoura da Mafalda Pinto Leite:

Estava curiosa com o programa de televisão da Mafalda Pinto Leite e logo no primeiro episódio que assisti, vi esta receita de pataniscas de cenoura que chamou por mim ali do outro lado do ecrã.

Ingredientes:

  • 140g de cenoura ralada
  • 1 ovo pequeno
  • 2 c.sopa de farinha
  • 1 c.café de açafrão
  • 1 c.café de caril
  • 1 mão cheia de coentros picados
  • sal e pimenta q.b
Preparação:

Depois de ralar a cenoura, deitá-la para uma tijela de tamanho médio onde possa misturar todos os ingredientes. 

Acrescente o ovo, a farinha, o açafrão, o caril, o sal e a pimenta. Misture tudo com um garfo e por fim adicione os coentros picados, mexendo mais um bocado até ficarem incorporados na pasta.

Numa frigideira, aqueça 5dl de azeite.

Com a ajuda de uma colher de sopa, divida a pasta de cenoura em três bolinhos individuais. Quando o azeite estiver bem quente, colocar os três bolinhos a dourar durante 3 minutos de cada lado.

Quando estiverem tostados, retirar para um prato com papel absorvente para retirar o excesso de azeite.

As pataniscas estão prontas a ser comidas mas...esperem um pouco, se fizerem um molho de iogurte que demora literalmente dois minutos a fazer, as pataniscas que já eram fantásticas, vão ficar fantabulásticas!


Molho de iogurte

Ingredientes:
  • 1/2 iogurte natural
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta q.b
Preparação:

O molho é simples e saudável mas garanto-vos que tem um sabor rico que não vos vai deixar desiludidos e claro, com muito menos calorias que a maionese ou outro molho mais calórico.

Num tijela, juntar o iogurte, ralar o dente de alho, temperar com sal e pimenta a gosto e voilá. Se tiverem ervas frescas em casa, o molho fica ainda melhor mas à falta delas, como vêm, os ingredientes são daqueles que há sempre em casa e não custa nada!



Calorias (das 3 pataniscas): 238 kcal

Do molho de iogurte: 26,5 kcal

Esta receita foi uma festa para as minhas papilas gustativas! Só de olhar para as fotos apetece-me ir fazer mais :)

Sem comentários:

Enviar um comentário