sábado, 2 de julho de 2011

Um belo bacalhau com broa e espinafres

Aquando de um jantar de aniversário para o avô do meu namorado, fiz um belo bacalhau com broa. Uma refeição tradicional, super fácil de fazer e incrivelmente saborosa. A broa de milho e eu...podia contar-vos muitas histórias ahahah :)



Quanto à receita, sinceramente nem apontei as quantidades, por isso, hoje isto vai ser um bocado a olhómetro...

Ingredientes:

  • 1/2 broa de milho (das grandes)
  • 2 sacos de espinafres (daqueles que já vêm lavados e prontos a usar)
  • 1 tijela de alhos descascados
  • Bacalhau desfiado
  • 2 cebolas grandes
  • Azeite, sal, pimenta e noz-moscada q.b
  • 1 kg de batatas para cozer (mais ou menos, eu não gosto de usar muita batata)
Preparação:

Primeiro de tudo, vamos tratar do bacalhau, que é o rei. Descascar as cebolas em rodelas e saltear em azeite numa panela grande. De seguida, juntar o bacalhau e deixar cozinhar em lume brando.

Pôr uma panela de água a ferver para cozer as batatas cortadas em rodelas com uma quantidade generosa de sal.

Para mim, os espinafres são um dos elementos mais importantes deste prato. Eu não os cozo, salteio-os na frigideira com um pouco de cebola, azeite e noz-moscada. Eles reduzem num instante e estão prontos a serem utilizados.

Agora, o meu truque com os meus alhos...simplesmente adoro alhos cozinhados e eles vão especialmente bem com o bacalhau. Numa frigideira, ponho uma quantidade generosa de azeite e frito os dentes de alho cortados ao meio. 

Montar o tabuleiro é simples. Primeiro, uma camada das rodelas de batata cozidas, só até cobrir o tabuleiro. Deitar um pouco da mistura de azeite com alhos e depois colocar os espinafres por cima. De seguida, vem o bacalhau escorrido da água da cozedura com a cebola e por fim, a broa ralada.

 

Por cima da broa, deitar o resto do azeite com os alhos e levar a gratinar no forno durante 10 minutos.



Prometo que o resultado é uma mistura de crocante com a suavidade dos espinafres, o sabor inconfundível do bacalhau e as batatas cozidas quentinhas e bem cozidas...o céu!


2 comentários:

  1. Só tenho a dizer que ADORO !! Como prometido aqui está o comentário. Fica a saber maninha que acomponho o teu blogue e fico feliz pelas receitas que aqui estão. DIVINAIS !!! E mais digo, é uma pena que não comas tanto quanto parece aqui no blogue, mas pronto.. cenas da vida. Não chateio mais e espero que isto tenha imenso sucesso !!

    Love u <3

    ResponderEliminar
  2. O meu mano é um querido :) Espero que acompanhes mm, tal como eu acompanho todos os teus passos!!Valorizo muito a tua opinião e uma vez que és um cozinheiro de mão cheia (quem sai aos seus não degenera, quero sempre sempre dicas!!!

    Eu como muitas coisas saudáveis mas sabes que há dias em que o meu corpo pede mais ahahahah!!!

    Love u bro*

    Toca a pôr mais receitas no teu blogue!!!

    ResponderEliminar