segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bolo de cenoura com canela e duas coberturas de chocolate

O bolo de cenoura é um favorito cá em casa. Fi-lo pela primeira vez há dois anos para os anos do meu irmão e desapareceu do prato muito rapidamente.

Hoje em dia, já o fiz tantas vezes, que é sempre uma boa aposta quando estou com pressa e vou a alguma festa.

Hoje a razão para o fazer foi-me dada pela minha mãe, que ia a um almoço com uns amigos e queria o meu bolo. Pronto, lá teve de ser, a espertalhona sabe que eu não posso dizer que não… J

Como detesto fazer bolos quando não os vou comer e sujar a cozinha, impregnar-me do cheirinho bom e tudo mais, decidi dobrar a receita e fazer um super bolo de cenoura, em que metade cobri com chocolate e avelãs e a outra metade cortei aos quadradinhos e servi com nutella e avelãs, para o maninho se deliciar cá por casa.

Ingredientes para um bolo:

  • 3 ovos
  • 3 cenouras médias raladas
  • 1 chávena de óleo
  • 2 chávenas de farinha com fermento
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela

Nota: eu pessoalmente adoro canela e exagero sempre na dose que ponho no bolo, o que o deixa divinal segundo o meu gosto e o do meu irmão, mas é melhor dosear a canela conforme aquilo que apreciem.

Preparação:

Numa tijela, bater os ovos juntamente com o óleo. De seguida, juntar o açúcar até ficar bem misturado. Posteriormente, vá juntando a farinha aos poucos até ficar bem incorporada. Neste momento, a massa estará um bocado espessa mas não se preocupe que assim que juntar as cenouras raladas, a humidade contida nelas torna a massa mais fofa.

No final, juntar a canela e incorporar.
Unte uma forma redonda sem chaminé com manteiga e peneire com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 25 a 30 minutos. É um bolo rápido de assar, por isso tenham cuidado com o tempo.

Quando um palito espetado no bolo sair limpo, está pronto.



Cobertura: Este é um bolo muito versátil, pode ser comido simples, salpicado com açúcar de confeiteiro, cobertura de chocolate ou queijo creme. Fica à vossa vontade, tenho a certeza que se irão deliciar de qualquer maneira!

Sem comentários:

Enviar um comentário