terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bolo de abóbora com cobertura de canela

Cá em casa, sou a única pessoa a comer abóbora, que adoro mas todos me olham de lado quando faço as minhas invenções com este legume.

Mas não torceram o nariz com isto, muito pelo contrário, comeram-no todo ahahh vitória!


Esta é uma receita que vi num blog de culinária, do qual já não me recordo o nome (shame on me) mas chamou-me atenção por ter como ingrediente principal a abóbora. Na verdade, o bolo é quase todo feito com batota, porque usei uma daquelas misturas para bolo à venda no supermercado, basta juntar os ovos.

Ingredientes:

  • 1 caixa de mistura para pão-de-ló
  • 4 ovos
  • 1 caneca de puré de abóbora
  • 1 c.sopa de canela
  • 1/2 c.chá de gengibre em pó
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 pitada de cravinho em pó
  • 1 pitada de mix de especiarias (opcional, usei uma que comprei numa loja marroquina)
  • 1 c.sopa de açúcar em pó
  • 5 c.sopa de leite
Preparação:

Para obter o puré de abóbora, basta cozer duas mãos cheias de abóbora em água sem sal. Depois de cozido, triturar com a varinha mágica. Super rápido.

Numa tijela, deitar a mistura para pão-de-ló, quatro ovos, uma colher de sopa de leite e as especiarias. Se forem malucas por especiarias como eu, façam misturas, é do melhor. 

Com a batedeira, mexer a massa até criar bolhinhas e deitar numa forma de bolo previamente untada e enfarinhada. Levar ao forno por aproximadamente 50 minutos.

Eu usei uma forma de bolo inglês mas este bolo é tão simples que podem usar uma forma de chaminé ou mesmo uma forma sem buraco.

Para fazer a cobertura, é só aquecer numa panelinha o leite, misturar o açúcar em pó e juntar canela a gosto.

Depois é deitar por cima do bolo e comer.


Uma notinha: Usei 4 ovos no bolo mas na verdade deveria ter usado apenas dois porque o puré de abóbora já providencia humidade suficiente ao bolo. Por causa disso, penso que o bolo não ficou tão perfeito em termos de textura, embora o sabor estivesse todo lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário