terça-feira, 26 de julho de 2011

Hummus com pita chips

Pois é pessoal, tenho sido uma menina marota. Não publico mensagens há mais de um mês...é derivado de muito trabalho e depois falta de paciência no tempo que me resta.

Se bem que continuo a cozinhar, mas a fome é tanta que começo a comer e me esqueço de tirar fotografias. Tantos bons pratos que agora não vão ver a luz do dia :(

Mas irei compensar-vos já com esta receita de hummus e pita chips. Um molho um tanto ou quanto exótico mas super saudável. Fi-lo para as gravações do meu programa relacionado com a gastronomia internacional eheh

Ingredientes:
  • 1 lata de grão cozido + água
  • sal qb
  • pimenta qb
  • paprika qb
  • dois dentes de alho
  • sumo de 1/2 limão
  • 2 pães de pita (usei a versão alho e coentros do El Corte Inglés)
Preparação: 

Ligar o forno a 180º. Cortar os dois pães de pita em triângulos, com a ajuda de uma tesoura. Para isso, é só cortar o pão ao meio, depois as metades também ao meio. Levar ao forno durante 8 a 10 minutos até os triângulos estarem tostadinhos. Se usar pão de pita normal, tempere com azeite e sal antes de levar ao forno para conferir mais sabor.

Num liquidificador, juntar todos os outros ingredientes, tendo o cuidado para não usar a água toda do grão cozido. É suposto o hummus ficar com a consistência de uma pasta.

No final, servir numa tijela, temperar com um pouco de paprika e azeite e molhar as pitas chips neste molho delicioso.


Nota: Há um ingrediente em falta no meu hummus, que é tahini, uma pasta de sementes de sésamo. Todavia não deixei que isso me impedisse de fazer o molho, que ficou igualmente saboroso.

Calorias: Hummus (tijela) - 338 kcal
                2 pães de pita (80g) - 208 kcal

sábado, 2 de julho de 2011

Um belo bacalhau com broa e espinafres

Aquando de um jantar de aniversário para o avô do meu namorado, fiz um belo bacalhau com broa. Uma refeição tradicional, super fácil de fazer e incrivelmente saborosa. A broa de milho e eu...podia contar-vos muitas histórias ahahah :)



Quanto à receita, sinceramente nem apontei as quantidades, por isso, hoje isto vai ser um bocado a olhómetro...

Ingredientes:

  • 1/2 broa de milho (das grandes)
  • 2 sacos de espinafres (daqueles que já vêm lavados e prontos a usar)
  • 1 tijela de alhos descascados
  • Bacalhau desfiado
  • 2 cebolas grandes
  • Azeite, sal, pimenta e noz-moscada q.b
  • 1 kg de batatas para cozer (mais ou menos, eu não gosto de usar muita batata)
Preparação:

Primeiro de tudo, vamos tratar do bacalhau, que é o rei. Descascar as cebolas em rodelas e saltear em azeite numa panela grande. De seguida, juntar o bacalhau e deixar cozinhar em lume brando.

Pôr uma panela de água a ferver para cozer as batatas cortadas em rodelas com uma quantidade generosa de sal.

Para mim, os espinafres são um dos elementos mais importantes deste prato. Eu não os cozo, salteio-os na frigideira com um pouco de cebola, azeite e noz-moscada. Eles reduzem num instante e estão prontos a serem utilizados.

Agora, o meu truque com os meus alhos...simplesmente adoro alhos cozinhados e eles vão especialmente bem com o bacalhau. Numa frigideira, ponho uma quantidade generosa de azeite e frito os dentes de alho cortados ao meio. 

Montar o tabuleiro é simples. Primeiro, uma camada das rodelas de batata cozidas, só até cobrir o tabuleiro. Deitar um pouco da mistura de azeite com alhos e depois colocar os espinafres por cima. De seguida, vem o bacalhau escorrido da água da cozedura com a cebola e por fim, a broa ralada.

 

Por cima da broa, deitar o resto do azeite com os alhos e levar a gratinar no forno durante 10 minutos.



Prometo que o resultado é uma mistura de crocante com a suavidade dos espinafres, o sabor inconfundível do bacalhau e as batatas cozidas quentinhas e bem cozidas...o céu!