segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bolo de cenoura com canela e duas coberturas de chocolate

O bolo de cenoura é um favorito cá em casa. Fi-lo pela primeira vez há dois anos para os anos do meu irmão e desapareceu do prato muito rapidamente.

Hoje em dia, já o fiz tantas vezes, que é sempre uma boa aposta quando estou com pressa e vou a alguma festa.

Hoje a razão para o fazer foi-me dada pela minha mãe, que ia a um almoço com uns amigos e queria o meu bolo. Pronto, lá teve de ser, a espertalhona sabe que eu não posso dizer que não… J

Como detesto fazer bolos quando não os vou comer e sujar a cozinha, impregnar-me do cheirinho bom e tudo mais, decidi dobrar a receita e fazer um super bolo de cenoura, em que metade cobri com chocolate e avelãs e a outra metade cortei aos quadradinhos e servi com nutella e avelãs, para o maninho se deliciar cá por casa.

Ingredientes para um bolo:

  • 3 ovos
  • 3 cenouras médias raladas
  • 1 chávena de óleo
  • 2 chávenas de farinha com fermento
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela

Nota: eu pessoalmente adoro canela e exagero sempre na dose que ponho no bolo, o que o deixa divinal segundo o meu gosto e o do meu irmão, mas é melhor dosear a canela conforme aquilo que apreciem.

Preparação:

Numa tijela, bater os ovos juntamente com o óleo. De seguida, juntar o açúcar até ficar bem misturado. Posteriormente, vá juntando a farinha aos poucos até ficar bem incorporada. Neste momento, a massa estará um bocado espessa mas não se preocupe que assim que juntar as cenouras raladas, a humidade contida nelas torna a massa mais fofa.

No final, juntar a canela e incorporar.
Unte uma forma redonda sem chaminé com manteiga e peneire com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 25 a 30 minutos. É um bolo rápido de assar, por isso tenham cuidado com o tempo.

Quando um palito espetado no bolo sair limpo, está pronto.



Cobertura: Este é um bolo muito versátil, pode ser comido simples, salpicado com açúcar de confeiteiro, cobertura de chocolate ou queijo creme. Fica à vossa vontade, tenho a certeza que se irão deliciar de qualquer maneira!

domingo, 24 de abril de 2011

Caneca de paraíso ou bolo de caneca com Nutella


O bolo de caneca, mais conhecido como o bolo de 3 minutos, já é convidado especial cá em casa há muito tempo porque o meu namorado adora mas há uns dias, andava a viajar pelos blogues de culinária quando dei com uma receita de bolo de caneca com nutella da Anasbageri.

Assim que vi aquela descrição e aquela foto soube que tinha de o fazer. Passo a explicar. O meu mais-que-tudo, numa viagem recente a Roma descobriu a nutella. Como é possível não saber o que é nutella até aos 23 anos e ainda por cima noutro país, foi o que me perguntei…mas nessa viagem tínhamos de parar obrigatoriamente todos os dias num café que fizesse crepes com nutella para o meu Boo ter a sua dose diária deste creme de avelãs delicioso.

Por isso quando vi a receita da Ana, soube que tinha de a fazer quase imediamente.

O resultado foi para lá das minhas expectativas. Cada colher do maravilhoso bolo com creme de nutella com o “crunch” das avelãs por cima fez-me ver a vida cor-de-rosa, literalmente.

O Boo amou!Gritou de exclamação, deu-me montes de beijinhos, elogiou e elogiou o clássico que acho que nunca mais volto a fazer com molho de chocolate, porque nutella sabe tão melhorJ

Ingredientes:

  • 60g farinha com fermento
  • 2 c.sopa açúcar
  • 3 c.sopa leite
  • 2 c.sopa manteiga
  • 2 c.sopa nutella
  • 1 ovo
  • 3 c.sopa óleo

Recheio:

  • 1 c.sopa de nutella (ou mais, conforme a adição do freguês por chocolate)
  • Avelãs picadas q.b

Preparação:

Derreter a manteiga no microondas e bater com o açúcar, o ovo, a nutella e o óleo. De seguida, ir juntando a farinha e o leite, mexendo sempre com a vara de arames.
Unte duas chávenas com manteiga e divida a mistura por cada uma. Leve durante 2 ou 3 minutos ao microondas na potência máxima (no meu microondas teve de ser 2 minutos ou o bolo ficava muito seco).

Deliciem-se!